Nossa Radio POP

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

EUA apoiam Turquia por interceptar avião procedente da Rússia

 

WASHINGTON — Os Estados Unidos manifestaram nesta quinta-feira seu apoio à Turquia, após o surgimento de novas tensões com o principal aliado da Síria, Rússia, depois que Ancara forçou um avião de passageiros sírio proveniente de Moscou a pousar para inspeção.

Funcionários turcos disseram que o avião da companhia Syrian Air, que decolou da capital russa tendo Damasco como destino, transportava armas destinadas ao ministério sírio da Defesa.

"Apoiamos energicamente a decisão do governo turco de inspecionar o avião", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, embora tenha informado que não podia confirmar o que foi encontrado a bordo do avião.

"A transferência de qualquer equipamento militar ao regime sírio neste momento é muito preocupante. E esperamos ouvir mais do lado turco quando eles forem mais a fundo sobre o que encontraram", acrescentou.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que o avião da Syrian Air levava "equipamento e munições" destinados ao ministério da Defesa sírio que foram fornecidos, aparentemente, pela agência russa de exportação de armas.

Erdogan acrescentou que o material confiscado - que, segundo ele, foi obtido de um fornecedor militar russo - ainda estava sendo estudado meticulosamente pelas autoridades turcas.

A Rússia pediu uma explicação, acusando as autoridades da Turquia de colocar em perigo a vida dos passageiros, enquanto o regime sírio exigiu energicamente a devolução do carregamento que a Turquia apreendeu no aeroporto de Ancara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado pelo Comentário! Following on Twitter: @EddyeDre_tw