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sábado, 2 de março de 2013

Utilização da Libra para um atendimento humanizado.



Podemos Melhorar o Atendimento ao Surdo e Portador de Necessidades Especiais em Instituições Publicas Utilizando a Libra como Ferramenta de Humanização!

Atualmente fala-se muito em inclusão social, em aprender a conviver com as diferenças e diversidades culturais. Porém, com o surdo nem sempre esta inclusão ocorre, pois a falta de conhecimento da Libras impede a plena comunicação entre enfermeiros e usuários surdos, sendo que a comunicação é um dos principais instrumentos de trabalho do enfermeiro,visto que sem ela não ocorre a interação enfermeiro-usuário, não há atendimento integral, e muito menos humanizado.
A presença de um intérprete nas instituições de saúde, pode melhorar o atendi-mento, pois pelo menos haverá comunicação com o surdo, porém não é uma forma de real inclusão, é apenas uma maneira paliativa. Cabe ao enfermeiro, a fim de prestar uma assistência digna e de qualidade, ser um profissional consciente, comprometido e atualizado técnico-cientificamente, e para isto deve aprender e utilizar a Libras, para as-sim poder ofertar um atendimento humanizado não somente para aqueles usuários que ouvem, porque saúde é um direito de todos.

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